Por Marília Duarte
Obs: Post publicado originalmente em 22 de dezembro de 2018
Nesta nossa penúltima playlist do ano, trago aqui as minhas músicas favoritas lançadas em 2018 (ou aquelas que mais escutei ). Infelizmente não ouvi todos os álbuns e músicas lançados e com certeza outras bandas e artistas que gosto acabou nem entrando nessa lista porque preciso de mais tempo nessa vida para ouvir todos os álbuns que quero. (A lista de novos álbuns pra ouvir cresce igual minhas listas de filmes e séries pra assistir rs). Outras músicas que ouvi muito estão em outras playlists temáticas que fiz aqui no blog como If You Really Love Nothing do Interpol e City Looks Pretty da Courtney Barnett (na playlist de Diretoras Parte 1), Dark Spring de Beach House e After the Storm da Kali Uchis (na playlist de Diretoras Parte 2), Woman da Cat Power, My Enemy de CHVRCHES e Tango do Bemti com o Johnny Hooker (na playlist de Feats.) A lista não está em ordem de preferência. Vamos dar o play?! :)
0 Comments
Por Marília Duarte Olá, leitor@es CultEcléti@s! Cinema e música é uma combinação que sempre dá certo. Em breve, farei alguns especiais temáticos de trilhas sonoras aqui na coluna, mas o tema da playlist de hoje é: clipes inspirados em filmes. Existem uma infinidade de videoclipes que se inspiraram em filmes famosos e importantes da história do cinema. Na nossa listinha adiante, tem clipe antigo e clipe que acabou de sair do forno. Vamos dar o play? :)
Por Marília Duarte
Estou aqui com a segunda parte do especial dedicado a maravilhosa diretora Sophie Muller e se você não viu a primeira é só clicar aqui e conferir uma lista de clipes dos anos 80 e 90 dirigidos por ela.
A lista de hoje é grande, mas mesmo assim não soma nem a metade do currículo dela, afinal, como falei na primeira parte desse especial, ela dirigiu mais de 100 videoclipes! O tema dessa segunda parte contempla o trabalho dela desde os anos 2000 até o presente e mais uma vez vocês vão ver o minucioso trabalho dela com a estética videoclíptica moldada por uma fotografia e direção de arte marcantes. Vamos dar o play?! :) Por Marília Duarte
Olá, leitor@s culteclétic@s! Como eu havia dito nas primeiras edições desta coluna onde dediquei à videoclipes do ano dirigidos por mulheres (que você pode ver aqui e aqui), eu ia preparar um especial dedicado à diretora Sophie Muller, que possui uma extensa carreira na direção de muitos clipes incríveis e icônicos da história da música. Esse especial finalmente chegou e será divido em duas partes porque o currículo dela é imenso e nele somam-se mais de 100 videoclipes. Infelizmente não tenho como colocar todos os clipes aqui, mas vou tentar fazer um apanhado de sua carreira que contempla 4 décadas.
Esta primeira parte é dedicada a clipes dos anos 80 e 90 e na segunda estarão alguns lançados nos anos 2000 até o presente. Mas antes de listá-los aqui vamos conhecer um pouco dela. Sophie Muller é britânica e frequentou o Royal College of Art, onde dirigiu dois curtas premiados: Interludee In Excelsis Deo. Ela foi uma das diretoras assistentes do filme 'A Companhia dos Lobos', uma fantasia de horror dirigida por Neil Jordan em 1984. Nessa época ela se tornou amiga dos integrantes do Eurythmics, Annie Lennox e Dave Stewart, e iniciou-se uma parceria com a banda que rendeu a direção de muitos dos videoclipes deles e da carreira solo de Annie Lennox. Outra artista com quem ela tem uma amizade de longa data é Gwen Stefani. Sophie dirigiu alguns clipes do No Doubt e da carreira solo de Gwen. Um dos aspectos mais marcantes do seu trabalho está na combinação entre fotografia e direção de arte, que são elementos que tornam seus clipes marcas registradas. Alguns dos diretores de fotografia que já trabalharam com ela foram Stephen Chivers e John Lynch. Por Marília Duarte
Obs: Post publicado originalmente em 19 de outubro de 2018
Olá, menin@s? turo pom? Sei que este ano está uma loucura e muito assustador, principalmente nessas últimas semanas. Mas estou aqui para trazer uma playlist bem legal para ouvirmos, e, por alguns minutos do nosso dia, curtir uma boa música. O tema da lista de hoje são algumas parcerias musicais lançadas neste ano, também conhecidas como feats. ou feautring. Aperte o play e curtam as músicas: Por Marília Duarte
Estou aqui de volta com a segunda parte do especial com videoclipes musicais dirigidos por mulheres e lançados neste ano. Para ver a primeira parte deste especial é só clicar aqui.
Vamos para a lista de hoje? Dê um play e curta esses ótimos clipes dirigidos por diversas mulheres talentosas: Por Marília DuarteAssim como na indústria cinematográfica, na área de produção e direção de videoclipes musicais ainda há um maior número de homens dirigindo, mas ao longo dos anos 2000s pra cá, várias diretoras estão conseguindo se destacar. Diretoras como Sophie Muller e Floria Sigismondi (que em breve vão ter especiais só delas aqui na coluna), são algumas que estão na área videoclíptica há mais de 20 anos e são donas de muitos clipes icônicos da história da música. A playlist dessa semana é a primeira parte do especial dedicado à alguns videoclipes deste ano dirigidos por diversas mulheres com vários estilos de câmera, fotografia e edição. Apertem o play e curtam os vídeos de hoje:
|
AuthorWrite something about yourself. No need to be fancy, just an overview. Archives
December 2019
Categories |