Por Marília DuarteNo mês passado postamos a primeira parte do especial dedicado a clipes desse ano dirigidos por mulheres (que você pode ver clicando aqui) e hoje trazemos a segunda parte com muitos videoclipes interessantes e dos mais variados estilos:
0 Comments
Por Marília DuarteAno passado fiz dois especiais listando ótimos videoclipes dirigidos por mulheres que você pode conferir clicando aqui (Parte 1) e aqui (Parte 2).
Nesse ano, o mundo musical também trouxe clipes bem legais e interessantes seja na estética, fotografia e direção de arte e revelou diretoras em início de carreira. Esse especial também vai ser dividido em duas partes e um fato interessante é que teve muita cantora e bandas lideradas por mulheres do pop mainstream ao indie, que convidaram diretoras para comandar seus videoclipes. Aperte o play e aprecie os vídeos e suas músicas: Por Marília DuarteAlgumas das nossas últimas playlists foram dedicados à famosas diretoras de videoclipes e hoje trago mais um especial com o trabalho de uma diretora que desde os anos 90 vem dirigindo clipes para diversos artistas e bandas. Diane Martel começou sua carreira como coreógrafa e um de seus trabalhos mais conhecidos nessa área está no clipe da música Shiny Happy People da banda R.E.M (um verdadeiro hino atemporal né gente?), lançado em 1991 e dirigido por Katherine Dieckmann. Foi nessa época em que Diane começou a comandar as câmeras e dirigiu vídeos para rappers e grupos de hip/hop que eram mais conhecidos nos EUA como Method Man e Lords of the Underground. Foi na década de 90 que ela começou uma amizade e parceria com Mariah Carey e dirigiu alguns dos clipes mais famosos dela dessa época. Outra diva pop que tem alguns dos hits mais icônicos do fim daquela década é Christina Aguilera e o clipe de Genie in a Bottle foi dirigido por Diane. (Nós listamos esse clipe no especial que fizemos sobre hits de 1999).
O estilo de Diane Martel é bem diversificado e em algumas entrevistas ela fala que geralmente a criação de um vídeo sempre é uma mistura de idéias do artista com ideias dela. Sua videografia possui mais de 70 clipes e listamos 12 deles aqui. A lista abaixo tem clipes filmados em cidades famosas, clipes feitos em estúdios fechados e um deles filmado sob lanchas na água. Por Marília DuarteMelina Matsoukas é uma diretora que não poderia faltar aqui na nossa coluna. Ela é a responsável por alguns dos videoclipes mais importantes da carreira de Beyoncé e Rihanna e é uma diretora super ativa em produções que celebram a diversidade. Ela é formada pela Escola de Artes da Universidade de Nova York e pela AFI (American Film Institute), onde fez Mestrado em Cinematografia e teve como tese a arte dos videoclipes musicais. A partir de 2006 ela começou a dirigir clipes para artistas do R&B e Hip-Hop como Keri Hilson e Ludacris e seu trabalho foi ganhando notoriedade ao longo dos anos. Sua parceria com Beyoncé começou em 2007 e elas se tornaram grandes amigas (Melina é uma das diretoras do Lemonade, o filme/álbum visual da Queen Bey lançado em 2016). No meio televisivo ela dirigiu episódios de séries premiadas como Insecure (criada por Issa Rae) da HBO e Master of None (criada por Aziz Ansari) da Netflix. Por falar em Master of None, o episódio ganhador do Emmy 'Thanksgiving' marca a primeira parceira entre ela (na direção) e Lena Waithe (no roteiro). Lena escreveu o roteiro de Queen & Slim, primeiro longa-metragem com direção de Melina e que será lançado em novembro deste ano. (E que tem Daniel Kaluuya e Jodie Turner-Smith como protagonistas). Melina sempre trabalha com produtoras que visam divulgar conteúdo de artistas negros e artistas LGBTQ+ como as produtoras Black Dog Films e Prettybird (que produziram quase todos os videoclipes dirigidos por ela). Selecionei aqui alguns dos clipes mais aclamados com direção dela:
Por Marília DuarteVoltando com playlists especiais dedicadas à diretoras que comecei ano passado (quando postei especiais sobre as diretora Sophie Muller e Sofia Coppola e outro dedicado à clipes de 2018 dirigidos por mulheres). Dessa vez, escolhi fazer um especial dedicado à diretora ítalo-canadense Floria Sigismondi, que possui um trabalho bem interessante desde os anos 2000.
Floria é fotógrafa por formação e no início dos anos 90 iniciou sua carreira fazendo fotos para catálogos de moda e pouco tempo depois começou a dirigir videoclipes para artistas e bandas canadenses como Rita Chiarelli, Harem Scarem e Our Lady Peace. A partir da segunda metade dos anos 90 passou a trabalhar com artistas mais conhecidos mundialmente como David Bowie e Sarah McLachlan. Nessa época ela já vinha mostrando seu estilo artístico mais sombrio e criativo que combinou perfeitamente com várias das bandas com que ela faz parceria. A partir dos anos 2000 ela se tornou uma diretora mais requisitada no meio musical e em 2010 dirigiu seu primeiro longa-metragem para o cinema: The Runaways - Garotas do Rock (cinebiografia da banda liderada por Cherrie Curie e Joan Jett que é estrelada pelas atrizes Dakota Fanning e Kristen Stewart). Listamos aqui alguns dos videoclipes mais expressivos dirigidos por ela: Por Marília DuarteParafraseando Rita Lee....Quem é ele? Esse tal de Roque Enrow!
13 de julho, Dia Mundial do Rock. Um gênero musical que revolucionou o mundo e se tornou um verdadeiro estilo de vida. Um ritmo que nasceu e se desenvolveu como um estilo transgressor, de protesto e sempre pautado de muito ativismo político e social. (Por isso é estranho ver gente hoje em dia que diz gostar de rock, mas que se considera conservador. Esses nunca entenderam o estilo e muito menos os significados das letras das bandas que escutam). O rock é atemporal. Um gênero que possui diversos sub-gêneros, que se mistura ao blues, folk, eletrônico, hip-hop... Fiz uma lista de algumas músicas e clipes que amo, mas sei que ficou faltando muita coisa! Quase uma compilação de vários estilos do rock, de várias gerações. Espero que gostem :) Por Marília DuarteFazem 20 anos que Xtina e Britney lançaram seus primeiros álbuns! O final dos anos 90 e início dos anos 2000 foi uma época marcada por muitas músicas e clipes icônicos. Do pop, R&B ao rock...1999 foi um ano de muito hits que estão completando 20 anos de lançamento. Em breve farei uma lista com clipes de 2004 (que completam 15 anos em 2019) e outra com clipes de 2009.
Por Marília DuarteUm dos aspectos cinematográficos que mais aprecio é a direção de fotografia. Sempre que assisto a um filme ou série, gosto muito de prestar atenção na fotografia da obra, que, assim como o roteiro e a trilha sonora, é um atributo que diz muita coisa sobre o que estamos assistindo. Além disso, a fotografia é o recurso estilístico mais atraente num filme ou série de tv e a escolha de determinadas paletas de cores assim como numa fotografia em preto e branco nunca são escolhas à toa. Nos videoclipes também percebemos esse trabalho dos diretores de fotografia e vou tentar aos poucos publicar aqui na coluna temas que envolve esse tipo de arte.
Sou apaixonada por filmes contemporâneos que utilizam a fotografia em preto e branco e muitos deles tornam-se obras memoráveis devido ao trabalho de todas as direções que compõem o processo artístico. Filmes como Nebraska de Alexander Payne, Ida de Pawel Pawlikowski e o mais recente Roma de Alfonso Cuarón são alguns exemplos. Este último teve a fotografia assinada pelo próprio Cuarón, Nebraska por Phedon Papamichael e a de Ida assinada por Ryszard Lenczewski e Lukasz Zal. Videoclipes com este tipo de fotografia sempre me chamaram atenção e por isso, listei aqui embaixo alguns clipes que possuem esse estilo. Espero que curtam a playlist :) Por Marília DuarteO inverno finalmente chegou em Game of Thrones e nossa coluna está de volta aproveitando o hype da estreia da última temporada da série. Ainda não estou preparada para dizer adeus :(
Clipes estrelados por atores da série é o tema da Playlist de hoje e tem muito clipe e música maravilhosa pra você curtir. Por Marília DuarteObs: Post publicado originalmente em 30 de dezembro de 2018
Olá, culteclétic@s! Semana passada postei aqui na coluna algumas das minhas músicas favoritas do ano. Hoje o tema é o que teve de melhor e artístico no mundo dos videoclipes. Rap, pop e rock alternativo foram alguns dos destaques da música em 2018. Lembrando que em várias outras playlists que postei também estão cheias de clipes legais. Ahhh e o clipe de thank u, next da Ariana Grande foi um dos mais legais do ano, mas está na nossa playlist de clipes inspirados em filmes. Vamos a lista de hoje (não está em ordem de preferência): |
AuthorWrite something about yourself. No need to be fancy, just an overview. Archives
December 2019
Categories |